segunda-feira, 14 de maio de 2012

PRINCIPAIS ÁREAS DE ATUAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA


CONHEÇAM QUAIS AS ÁREAS DE ATUAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA.

O QUE OS ALUNOS DE ADMINISTRAÇÃO OBTÊM DOS CURSOS DE CIÊCIAS HUMANAS E SOCIAIS?
ANTRPOLOGIA- É o estudo das sociedades e nos ajuda a compreender os seres humanos e suas atividades. Os trabalhos dos antropólogos nas culturas e no meio ambiente, por exemplo, tem levado os líderes a uma melhor compreensão das diferenças em valores fundamentais, atitudes e  comportamentos entre as pessoas, em países diferentes e dentro de organizações diferentes.
FILOSOFIA- Os cursos de questionam a natureza das coisas, especialmente os valores e a ética. A ética compõe padrões que governam a conduta humana. As questões éticas vão diretamente para  existência das organizações e que constitui um comportamento apropriado dentro delas.
ECONOMIA- A economia diz espeito à alocação e distribuição de recursos escassos. Elas nos proporciona entendimento sobre mudanças econômicas, bem como sobre o papel de concorrência  e dos mercados livres em  contexto global.

PSICOLOGIA- Esta procura, explicar e algumas vezes mudar o comportamento dos seres humanos e dos animais. Os psicólogos se preocupam com o estudo e a tentativa de entender o comportamento individual. A psicologia lidera o caminho para proporcionar aos gerentes percepções sobre a diversidade humana. Também é importante para a obtenção de uma melhor compreensão da motivação, liderança, confiança, seleção de funcionários, avaliação dos  desempenhos   e técnicas de treinamento.
SOOCIOLOGIA- É o estudo de pessoas em relação a seus próximos. E quais são as questões sociológicas relevantes para os líderes? Veja algumas: de que maneira as mudanças sociais- como globalização, aumento das diversidades cultural mudanças nos papéis de gêneros e formas variadas da vida familiar­- afetam as práticas organizacionais? Quais são as implicações das práticas escolares e tendências educacionais sobre os talentos e habilidades dos futuros funcionários? Respostas a questões desse tipo têm um grande efeito sobre o modo como os gerentes operam seus negócios.
Ciências Políticas- É o estudo do comportamento dos indivíduos e grupos dentro de um ambienta político. Os tópicos específicos que focam aos cientistas políticos incluem a estruturação de conflitos, alocação de poder e manipulação de poder para o interesse dos próprios dos indivíduos.


Disponível:  Robinose, Stephem P.fundamentos de administração: conceitos essenciais e aplicação, 4ª edição/stephen p. Robbins, David A.Decenzo; tradução Robert Brian Taylor ;revisão técnica Reinaldo O. da silva.--são paulo:prentice hall,2004 

Nenhum comentário:

Postar um comentário