segunda-feira, 14 de maio de 2012

CONHECIMENTOS BÁSICOS SOBRE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA


O termo administração se refere ao processo de fazer com que as coisas sejam executadas, com eficácia e eficiência, por meio de outras pessoas e com elas. Em síntese Eficácia significa executar a tarefa corretamente, refere-se ao volume entre entradas e saídas. E eficiência relaciona-se com o modo de como a tarefa é feita, a fim de alcançar as metas da melhor maneira possível com menos recursos.
O processo administrativo é condensado em quatro processos básicos: planejamento, organização, controle e liderança. Os administradores necessitam também de quatro habilidades gerais ― que são as habilidades conceituais ou mentais, interpessoais, técnicas e politicas. E habilidades específicas que constituem de um conjunto de comportamento que são; controle de ambiente, organização e coordenação, manuseio das informações, previsão, motivação, solução estratégica de problemas e conflitos.
Quando falamos em administração a maioria das pessoas não sabem ao certo o que é, ou relacionam a palavra a termos semelhantes a gerencia e aos executivos. Mas a verdade é que todos nós somos administradores, por que todos os dias e todas as horas, estamos tomando decisões importantes e gerenciando cada minuto de nossas vidas. Contudo, a maioria dos estudantes de administração escolhem a profissão sem saber o que é e para que sirva.  Por tanto iremos mostrar um pouco dos motivos pelo qual é bom estudar administração.
O primeiro motivo é que você terá que trabalhar para sobreviver e certamente exercerá uma função em uma organização, por tanto você administrará ou será administrado. Mas o que queremos fazer neste momento, é chamar sua atenção para o fato de que ao estudar administração de qualquer que seja sua natureza, teremos mais facilidade de compreender os processos administrativos, bem como, adquirir discernimento sobre liderança e como funciona o trabalho dentro da organização a qual você pertence. Isso por que a administração se relaciona com outras disciplinas incorporando-as e formando um cruzamento interdisciplinar, com a finalidade de tornar os administradores muito mais preparados para o mercado de trabalho.

Fonte: Livro, Fundamentos de administração: conceitos essenciais e aplicações,4ª edição / Steephen P.Robbins, David A. Decenzo;tradução Robert Brian Taylor,revisão técnica Reinaldo O. da Silva--São Paulo: Prentice Hall,2004

Nenhum comentário:

Postar um comentário